Café de Sombra

O café Yaguara® é 100% arábica e typica. Typica foi a primeira variedade a entrar no Brasil e hoje é nossa jóia rara. O nosso café nasce e é criado abaixo da sombra na mata, isso permite que o seu desenvolvimento seja lento e pleno em seus açúcares naturais. A colheita ainda é realizada de forma manual, raro nos dias de hoje e apenas os frutos maduros são apanhados. A secagem, o processamento e a torrefação são feitos com muita atenção e carinho. Todo esse trabalho resulta em uma xícara de café com sabor intenso. Um café maravilhoso!

O Nosso Café

Nossa fazenda não é simplesmente uma fazenda de café, também faz parte de uma ampla rede ecológica ao qual serve de lar para orquídeas, corujas, várias espécies de pássaros, gaviões, cobras, sapos, além de saguis-de-tufos-brancos. As copas das árvores nativas, como o jatobá, a sucupira, a copaíba, o pau-brasil e as frutíferas, fornecem sombra ao nosso café. Esse sistema de policultura diversa está presente em nossa região há mais de 200 anos.

[spacer]

O café movimenta a nossa fazenda, mas são as árvores de sombra que lhe dão a vida. Todo o ano milhares de aves migram da América do Norte para regiões ao sul do Equador e fazendas de café de sombra como a nossa, servem como importante ponto de descanso para estas aves. Esse sistema de policultura diversa beneficia nao só o produtor mas também a ecologia ao seu redor.

[spacer]

[spacer]

Artesãos Modernos

O artesão é um trabalhador qualificado, alguém que segue a tradição de criar um produto exclusivo e de alta qualidade. Nós somos agricultores, mas também somos artesãos. Desde 1978, administramos a nossa fazenda sem o uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos. Todo ano durante a colheita de café, escolhemos apenas os grãos de café maduros. As cerejas maduras têm sabor totalmente desenvolvido, o que resulta numa melhor qualidade de grão de café.

[spacer]

Nem todo grão é perfeito. Por isso, imediatamente após a colheita, as cerejas do nosso café passam por um rigoroso processo de seleção. As nossas máquinas de triagem utilizam água reciclada e a força da gravidade para separar os grãos de café danificados dos bons. Os grãos são então classificados e colocados em estufas de secagem, protegidos da chuva e poeira. Os grãos são mexidos várias vezes ao dia com um “ancinho” para garantir uma secagem uniforme. Depois de secos os nossos grãos são descascados, classificados por tamanho e então re-classificados para remover eventuais impurezas.

[spacer]

Com a ajuda da tecnologia podemos aperfeiçoar a nossa arte de produzir um café da mais alta qualidade para os nossos clientes. Isso faz com que sejamos uma equipe de modernos artesãos comprometidos com a qualidade.

[spacer]

[spacer]

Laboratório de Torrefação

A Arte e a Ciência
A torrefação de café é uma ciência e uma arte. Um grão de café crú possui uma infinidade de sabores latentes, esperando para serem descobertos. Uma torra bem-feita é capaz de extrair as melhores notas de um grão de café, dando origem à uma xícara de café com sabor distinto e equilibrado.

[spacer]

A nossa torra produz as melhores características dos grãos arábica typica. Nosso torrador de tambor profissional nos permite realizar uma torra de maneira uniforme e com um controle preciso de tempo e temperatura, resultando em uma torra consistente.

[spacer]

Nossas Torras
Após cada colheita, levamos semanas até encontrar a torra perfeita para o nosso café. Embora o nosso grão seja do tipo arábica typica, cujas características e sabor permanecem quase inalteradas, cada colheita produz um grão de café distinto. Isso porque há anos em que os cafeeiros recebem mais sol, em outros mais chuva. Alguns períodos de crescimento são mais curtos, outros mais longos. Até mesmo essas pequenas diferenças podem afetar a alquimia de um grão de café, alterando sutilmente os seus sabores inerentes.

[spacer]

Entendemos que cada plantação de café é única. Cada torra também precisa ser única. Portanto cada torra do café Yaguara é adequada às condições dos grãos daquela colheita.

[spacer]

Torrado na hora
Nós torramos nosso café somente quando recebemos a encomenda. O café possui um melhor sabor nas primeiras duas semanas após ter sido torrado. Quando o café torrado é exposto ao ar, a oxidação degrada o aroma e o sabor do produto. Como nós torramos o nosso café na hora, nossos clientes recebem uma torra mais fresca e podem desfrutar do café nas suas duas primeiras semanas de vida.