Expresso ou Espresso?

Qual é a grafia correta da palavra: com X ou S? Isso depende de que pretende dizer. Aqui no Brasil a palavra expresso com X diz respeito à algo que é rápido. Já o espresso escrito com S, vem da língua italiana e significa “pressionar para fora” ou literalmente, “café pressionado para fora”.Eu gosto de usar a gráfia “espresso,” porque a bebida foi criada e desenvolvida na Itália. Mas expresso também é correto no Brasil.

[spacer]

[spacer]

Como Preparar Um Bom Espresso

O Grão

Espresso é uma bebida concentrada. Quanto melhor o seu café, melhor o resultado. O café utlizado para espresso deve ser recém-torrado. Os grãos devem ser arábica e beneficiados para tirar impurezas.

[spacer]

A Dry

É comum ver o café torrado escuro de mais. Isso resulta em um gosto amargo e sabores de carvão. Pessoas que realmente sabem fazer um café espresso usam torras médias e médias-escuras para preservar os aromas e açúcares do café.

[spacer]

A Moagem

Se comprar o café moído, certifique-se sempre que é uma moagem para espresso. Esta é uma moagem muito fina.Se você tem um moedor de café em casa, verifique se o moinho pode atingir uma moagem bem fina. Deve-se moer somente a quantidade a ser utilizada no momento, pois o café começa a oxidar logo após esse processo, perdendo seus sabores e aromas.

[spacer]

A Água

A água utilizada para o café deve ser filtrada ou mineral. A temperatura da água deve ser entre 92-96 °C.

[spacer]

Compactação e Extração

A compactação é um dos pontos mais importantes para a extração de um bom espresso. Contêm de 7 a 8 gramas de pó de café em uma dose individual (14 a 18 gramas em uma dose dupla) de espresso. Em cafeterias ou utilizando uma maquina manual em casa, o café moído será compactado com um tamper. Este processo é delicado e é bom praticar bem muito para acertar a pressão exata. Ressalta-se que se a compactação não for realizada corretamente, com um defeito no nivelamento, por exemplo, a água tenderá a percorrer o caminho mais fácil, que é pelo lado mais baixo do bolo de café, obtendo-se uma bebida de gosto muito amargo. O café espresso deve ser tirado entre 20-30 segundos, para ter um nível de qualidade superior

[spacer]

Crema

Crema é uma camada de espuma que fica na parte superior do café espresso. Uma boa crema é um sinal de que o espresso foi bem tirado. A crema deve ter cor de avelã com tons marrons, até avermelhados. Deve ter uma boa densidade e ser lisa, sem formação de grandes bolhas e a sua espessura deve estar entre 2-4 mm. Outro ponto importante: a crema deve ter durabilidade, persistindo em torno de 3 minutos.

[spacer]

[spacer]

A Moagem do Café

O sabor do café depende de uma variedade de fatores, incluindo a qualidade, frescor e torração dos grãos, a pureza da água para o preparo, a limpeza dos equipamentos para passar o café e a temperatura. A fineza e a consistência da moagem também são muito importantes! É no processo de moagem que se define a granulometria do café.

[spacer]

Todo tipo de preparo tem sua moagem apropriada. A consistência da moagem é fator importante para o sabor do café. A moagem certa é absolutamente essencial no preparo do seu café. O café que é moído muito fino, para um processo em particular (como usar uma moagem fina de espresso em um coador de papel, por exemplo) fará com que a água do preparo extraia os óleos e compostos aromáticos em excesso, rendendo um líquido extremamente picante e amargo. De modo oposto, o café que é moído com espessura maior para um processo em particular (como usar uma moagem mais grossa de coador em uma maquina de espresso, por exemplo) resultará em pouca extração dos óleos e essências, resultando em um sabor muito fraco. Se a moagem correta for utilizada, quantidades iguais de compostos solúveis serão extraídas e seu café ficará mais gostoso.

[spacer]

Em geral, a moagem mais grossa é para French Press (prensa francesa). Depois vem moagem para coador de metal. A moagem para coador de papel é um pouco mais fino. Depois vem a moagem fina para espresso. E a moagem mais fina? É para café Turco ou Ibrik. Então por favor preste atenção na moagem do seu café! Uma única moagem não vale para todos os tipos de preparo! Veja como são diferentes as moagems para preparos diferentes:

[spacer]