Sobre Yaguara®

Somos fazendeiros e artesãos, criando produtos ecológicos de alta qualidade: café de sombra, derivados suínos e mel. Somos Yaguara®.

Nossa Fazenda

A Várzea da Onça está localizada nas montanhas do nordeste brasileiro, onde vestígios da Mata Atlântica ainda existem. Várzea da Onça é sinônimo de “vale do jaguar.” Há 100 anos atrás, onças corriam soltas pelo vale. Tribos indígenas estabeleceram-se aqui por causa do solo fértil e da abundância de nascentes de água doce da região. No século XVIII, as primeiras mudas de café foram introduzidas na região. Os fazendeiros locais criaram então uma policultura diversa de café, frutas e espécies nativas, únicas da região. Nós seguimos essa tradição e continuamos a aprimorá-la.

[spacer]

Desde 1978, a fazenda pertence à nossa família e nós mesmos a administramos. As pastagens verdes, as colinas cobertas de árvores, nascentes de água doce e casas centenárias de argila e tijolos, criam um ambiente exuberante e confortável para milhares de espécies.

[spacer]

A fazenda é também o lar de gaviões, tartarugas, sapos, beija-flores, corujas, saguis, raposas e uma grande variedade de pássaros e insetos. Os visitantes costumam nos perguntar: “Mas onde está o café?” Nossos cafeeiros crescem sob a sombra das copas de árvores frutíferas e madeiras nativas, por isso não são avistados facilmente.

[spacer]

[spacer]

Nosso Nome

Yaguara significa “jaguar” ou “onça” na língua nativa Tupi-Guarani. Os índios Tupi-Guarani foram os primeiros habitantes da região.

[spacer]

Yaguara® é nosso nome em parte porque nossa fazenda se chama Várzea da Onça. Nós também escolhemos Yaguara® como símbolo de equilíbrio e tradição. Quando uma área é capaz de sustentar grandes predadores como o jaguar, é porque essa terra se encontra em perfeito equilíbrio. Cada elo da cadeia alimentar deve ser forte, a fim de que animais como as onças possam prosperar.

[spacer]

Há 100 anos não se encontram onças em nossa região devido à caça excessiva. Mas a ideia da onça, este ser nobre, elegante, rápido e silencioso permanece. Ao praticar uma agricultura sustentável e incentivar o crescimento de espécies nativas, esperamos trazer equilíbrio e tradição de volta à nossa área.

[spacer]

[spacer]

Nossa Missão

Alimento é vida. É o que nos sustenta e nutre. Além de seus benefícios práticos, o alimento pode também ser fonte de prazer e de camaradagem. Somos artesãos modernos. Criamos poucos produtos, porém bem elaborados.

[spacer]

Acreditamos na ecogastronomia: criar e comer alimentos de qualidade, produzidos em pequena escala e de modo sustentável. Comida boa se cria a partir de ingredientes de alta qualidade. É a união de métodos tradicionais com o uso das mais novas tecnologias.

[spacer]

Nossa missão é criar uma experiência gastronômica superior, porque comer alimentos saborosos e de qualidade é em si uma experiência especial e não um ato mecânico. Nosso objetivo é criar alimentos de qualidade e ao mesmo tempo respeitar a terra que nos sustenta, nossa fazenda, nossos animais, nossos trabalhadores e nossos clientes.