Mel Crú

O mel Yaguara® é 100% crú, não o pasteurizamos, apenas filtramos para retirar impurezas e assim mantemos suas propriedades naturais benéficas. Nosso mel é apenas o néctar das flores, o mesmo que serve de alimento para as abelhas.

Nosso Mel

Mel cru
As abelhas recolhem o néctar das plantas e das árvores e em seguida o armazenam em seus favos como fonte de alimento. Ao evaporar o néctar amadurece se transformando em mel. O mel crú contém vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes e enzimas digestivas essenciais aos seres humanos. A maioria dos meles encontrados em supermercados, são aquecidos, a fim de evitar a cristalização e facilitar seu envasamento. É esse calor que destrói parte das enzimas naturais e benéficas ao ser humano. Nosso objetivo é preservar as propriedades medicinais naturais e seu valor nutricional. Mel não deve ser apenas adoçante. Mel é algo vivo!

[spacer]

O mel crú pode ter aparência dourada e clara por um período de tempo e por não ser aquecido também pode ter um aspecto leitoso. Após alguns meses é normal sua cristalização e coloração opaca, isso é prova que o mel é puro e não sofreu alteração.

[spacer]

A cor e o sabor do mel são determinados pela origem floral do néctar. Nós trabalhamos com micro lotes de floradas distintas. Temos abelhas fixas na fazenda e abelhas ciganas que vão atrás de floradas diversas. Durante o ano temos meles das floradas de aroeira, canela de urubu, amarra chachorro, pau dárco, café, silvestre e algaroba, dentre outras. Cada um com sua personalidade, porém todos apaixonantes.

[spacer]

Benefícios do mel crú
O puro néctar é rico em fitoquímicos, que são compostos naturais que protegem as plantas contra doenças. Apesar de fitoquímicos como o beta-caroteno e licopeno não serem essenciais para a sobrevivência humana, eles podem nos proteger contra doenças e também são poderosos antioxidantes. O mel crú tem um alto nível de antioxidantes e contém amilase, uma enzima que ajuda os seres humanos a digerirem alimentos ricos em amido. O mel também contém uma enzima que produz peróxido de hidrogênio, o que o torna um agente antimicrobiano. Durante séculos, o mel tem sido utilizado para tratar feridas e queimaduras e para curar cicatrizes.

[spacer]

Como comer o mel crú
O mel crú Yaguara® pode ser apreciado como um mel comum. Então use e se LAMBUSE!

[spacer]

[spacer]

Nossas Abelhas

Nossas abelhas
As abelhas Yaguara® são as abelhas africanizadas do tipo melíferas. As abelhas africanizadas são grandes polinizadoras em climas tropicais, onde a chuva gera um florescimento imprevisível e, por vezes, recursos limitados para as abelhas. As abelhas africanizadas se alimentam com mais freqüência e são capazes de sobreviver em fontes escassas de pólen e néctar, podendo também mudar sua colônia inteira se o alimento for escasso naquela região. Isso torna essa espécie extremamente resistente e adaptável. Nos trópicos, as abelhas melíferas africanizadas influenciam diretamente cerca de 25 a 30% das plantas, com sucesso reprodutivo. Mas não vivemos apenas desta espécie. Temos uma variedade de abelhas nativas sem ferrão, as meliponias, que vivem na mata de nossa fazenda, tais como uruçu, jati e aripuá, contribuindo com todo ecosistema.

[spacer]

Por que amamos as abelhas

As plantas dependem da polinização para sua sobrevivência e as abelhas são as melhores polinizadoras do mundo. Elas são atraídas através das cores brilhantes e do doce aroma das flores. O néctar de uma flor proporciona energia às abelhas, enquanto seu pólen fornece proteína. Em contrapartida, as abelhas fertilizam as plantas e garantem a sua sobrevivência. A relação simbiótica entre as plantas e as abelhas também nos é útil, pois a polinização aumenta a produção de inúmeros jardins e fazendas. Em fazendas de café como a nossa, estatísticas mostram que as abelhas aumentam a produtividade de café em até 30%.

[spacer]

É isso ai! SALVE, SALVE as abelhas!!!


Rádio Bumblebee

Nosso mel é de arrepiar!
Quer escutar mais sobre as abelhas e como elas trabalham? Catuca o nosso “Rádio Bumblebee” aí embaixo e escute as sabedorias do nosso biólogo Lula.

[spacer]

É tão bom que até ele se arrepia (várias vezes) contando a estória.

[spacer]